Tratamento de Menopausa

Tratamento de Menopausa

A menopausa é caracterizada pelo último ciclo de menstruação da vida de uma mulher. Trata-se de uma condição natural, que ocorre por volta dos 45 a 50 anos.

As mulheres nascem com uma determinada quantidade de óvulos, que são liberados desde a puberdade pela menstruação. Quando esse estoque de óvulos acaba por completo, acontece a menopausa.

O período de transição entre o fim da vida reprodutiva e o início da vida não reprodutiva é chamado de climatério. É nesse momento que ocorrem alguns sintomas, causados por variações hormonais.

Esses sintomas são comumente comparados com os da TPM, entretanto, vêm de forma mais intensa e prolongada. Grande parte das mulheres sofre com ondas de calor, secura vaginal, alterações no sono, oscilações de humor, cansaço frequente, sudorese noturna, diminuição da libido, queda de cabelos, entre outros.

Esses efeitos podem ser leves ou mais agudos, variando de mulher para mulher, e podem provocar inseguranças e desconfortos. Apesar de ser um processo natural do organismo, é possível recorrer ao tratamento de menopausa em nossa clínica de Medicina Integrativa e Nutrologia em Vitória – ES, que visa diminuir esses sintomas e promover uma maior qualidade de vida nesse momento.

Como Funciona o Tratamento de Menopausa?

O Instituto Del Piero, clínica de Medicina Integrativa e Nutrologia em Vitória – ES, oferece um completo tratamento de menopausa, utilizando dos melhores e mais tecnológicos métodos.

Existem vários tipos de tratamento de menopausa, que dependem dos sintomas apresentados pela mulher. Geralmente, baseia-se na reposição hormonal, que regula os níveis dos hormônios, principalmente o estrogênio e a progesterona, que são os que atuam no ciclo menstrual, e alivia os efeitos.

Dessa forma, o tratamento de menopausa pode ser feito por vias orais (medicamentos), transdérmica (selo ou adesivo), percutânea ou local (vulvovaginal). No caso da secura vaginal, isso pode ser tratado com lubrificantes tópicos ou estrogênios, e os medicamentos podem reduzir a gravidade dos sintomas e as ondas de calor.

O tratamento de menopausa deve ser acompanhado por um profissional de Medicina Integrativa. Ele irá indicar os métodos adequados, avaliar se existem contraindicações, além de recomendar o tempo de uso, a fim de evitar riscos futuros.

Implantes hormonais

Outro tipo de tratamento de menopausa é o chamado implante hormonal. A clínica de Medicina Integrativa e Nutrologia em Vitória – ES é referência em implantes hormonais e realiza procedimentos individualizados, receitados especialmente para cada caso.

Os implantes hormonais são técnicas subcutâneas, indicadas para diversos problemas ginecológicos, além do tratamento de menopausa, como a endometriose, adenomiose, miomas, cólicas menstruais, sangramento excessivo, e até mesmo como método anticoncepcional e alívio dos sintomas da TPM.

Trata-se de pequenos bastonetes de silicone, inseridos sob a pele do braço, constituídos por hormônios. Doses são liberadas no sangue da paciente de forma segura e gradativa, repondo os hormônios no organismo para o tratamento de menopausa.

A diferença desse tipo de tratamento de menopausa, com relação aos regulares, é o tempo de uso. A ação dos implantes pode chegar a um ano ou mais, ele é invisível e pode ser retirado quando a paciente desejar.

Outra vantagem é que a mulher fica despreocupada quanto ao controle, já que é muito comum que haja o esquecimento na hora de tomar os remédios orais.

 Alimentação e exercícios físicos

Associados aos métodos de tratamento de menopausa, a clínica de Medicina Integrativa e Nutrologia em Vitória – ES também recomenda mudar o estilo de vida nesse período.

Manter uma alimentação saudável, com a inclusão de alimentos ricos em cálcio, soja e antioxidantes, aumentar o consumo de água, e praticar exercícios físicos diariamente contribui para o tratamento de menopausa, promovendo a regulação dos hormônios e, consequentemente, o alívio dos sintomas do climatério.