O que é a Longevidade Saudável?

Longevidade saudável é um conceito da medicina que foca no envelhecimento humano com qualidade de vida. Todos queremos viver mais, mas, principalmente, queremos chegar à terceira idade esbanjando saúde física e mental.

Anos atrás, o processo de envelhecimento era visto como algo totalmente natural, no qual não existia a possibilidade de intervenção para evitar as consequências da idade.

Entretanto, a medicina passou a enxergar isso de maneira diferente. Se antes a preocupação era apenas a idade cronológica, hoje, a idade biológica passou a ser muito mais importante.

O estilo de vida atual pode ser considerado um dos culpados do envelhecimento precoce e de baixa qualidade. Com a correria do dia a dia, as pessoas esquecem de cuidar de si mesmas e acabam cedendo ao sedentarismo e a má alimentação, além de todo o estresse da rotina. Todos esses fatores impedem a longevidade saudável.

Uma vida saudável engloba o cuidado com o corpo e a mente. Por exemplo, a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação, evitar o estresse e cuidar da autoestima são algumas práticas que garantem a longevidade saudável, afinal, prevenir é melhor que remediar!

Como a medicina da Longevidade Saudável é aplicada?

O Instituto Del Piero é uma clínica de Medicina Integrativa e Nutrologia em Vitória – ES que trabalha a Longevidade Saudável com os pacientes por meio da manutenção da saúde ao longo da vida. O maior segredo para a longevidade saudável é manter hábitos saudáveis na rotina. Isso impacta no seu bem estar atual e em um futuro com mais qualidade. É possível alcançar a longevidade saudável por meio da medicina integrativa e da nutrologia. A medicina integrativa é uma prática terapêutica que trabalha o processo de cura e cuidados com os pacientes de forma completa, envolvendo fatores físicos, orgânicos, psicológicos e sociais, ou seja, corpo, mente e espírito. O objetivo é combinar os métodos tradicionais de tratamento com alternativas complementares, buscando uma conexão maior com o paciente, de forma personalizada e que contribua para melhorar a qualidade de vida e aumento da sensação de bem-estar. Aplicar a longevidade saudável nada mais é que mudar completamente os hábitos da rotina, mas sempre com ajuda profissional.

Atividades físicas

Manter o corpo fisicamente ativo é uma das principais maneiras de alcançar uma longevidade saudável. Exercícios físicos são essenciais e devem ser feitos durante toda a vida, pois eles proporcionam bem-estar físico e mental e contribuem para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do organismo.

Alimentação saudável

Ter uma boa alimentação também é fundamental para a longevidade saudável. Comer bem e de maneira equilibrada impactam o bem-estar, na prevenção de doenças e na imunidade.

A Nutrologia é um ramo da medicina que trabalha a nutrição de maneira geral para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças alimentares, envolvendo aspectos patológicos, clínicos e terapêuticos. Através dela, é possível ter um acompanhamento de doenças e ter uma vida mais regrada e com qualidade para garantir a longevidade saudável.

Saúde mental

Não só a saúde física é importante para a longevidade saudável, mas a mental também toma grande parte nesse processo.

O estresse, por exemplo, é um dos fatores do envelhecimento precoce, e, ainda mais na correria do dia a dia, ficamos propensos a nos estressarmos com mais facilidade.

Autoestima também tem relação com a saúde mental. Como você se vê e se sente impacta suas emoções, comportamentos e atitudes durante a vida. Ter uma vida mais tranquila e feliz é fundamental para alcançar a longevidade saudável. A medicina integrativa trabalha com tratamentos e terapias que ajudam no combate do estresse, ansiedade, fadiga, entre outros problemas.